Como Testar Capacitor de Ventilador? Passo a passo com Multímetro!

Como testar capacitor de ventilador? Qual o processo que devemos realizar para realmente testá-lo da maneira correta? O capacitor de filme de polipropileno metalizado é um dispositivo elétrico que armazena uma determinada carga elétrica.

Eles são usados em motores de ventiladores e compressores em sistemas HVAC e se aplicam na frequência monofásica de 50 Hz (60 Hz) para compressores de refrigeradores de alta eficiência.

Em resumo de seu funcionamento o capacitor armazena e libera energia elétrica a cada mudança de ciclo que é realizada pelo dispositivo em si.

Um capacitor de operação é dimensionado especificamente para criar a mudança de fase ideal para eficiência operacional e uso de energia ideais pelo motor do aparelho eletrodoméstico utilizado.

O capacitor é um componente simples sem partes móveis, porém desempenha uma tarefa considerada realmente indispensável.

A única causa potencial de falha é o seu superaquecimento, que causa problemas visíveis, mas que pode ser reparado por um assistente técnico com experiência no assunto.

Nesse conteúdo em específico, você aprenderá a como testar capacitor de ventilador, que conforme mencionamos desempenha uma tarefa essencial, ou seja, caso possua avarias pode acarretar problemas para nossos ventiladores. Leia conosco e entenda!

Como testar capacitor de ventilador?

Mas afinal, como testar capacitor de ventilador? Para iniciar o teste de seu capacitor, é necessário ter em suas mãos um multímetro. Alguns modelos são totalmente digitais, o que auxilia ainda mais na hora do teste em si.

Como testar capacitor de ventilador usando um multímetro digital

Primeiro, a fonte de alimentação de energia deve ser cortada – afinal, ninguém deseja sofrer algum acidente com a energia elétrica – e, em seguida, os dois terminais do capacitor devem ser “curto-circuitados” com uma chave de fenda.

Isso irá descarregar a unidade para que você não leve um choque. É comum que o capacitor ainda armazene um pouco da energia, portanto, mesmo que ele esteja desconectado da fonte elétrica de sua casa, faça esse procedimento que mencionamos.

Agora, desconecte os fios do capacitor. Em seguida, os terminais do medidor são colocados nos terminais do capacitor e uma leitura é obtida neste nosso tutorial de como testar capacitor de ventilador.

A leitura que você obtém deve estar dentro de 6% da classificação do seu capacitor. Se a leitura for mais de 6% inferior ao valor nominal, o capacitor deve ser substituído por um novo de forma imediata.

Como testar capacitor de ventilador usando um multímetro analógico

Se você tiver um medidor do tipo analógico, o capacitor é verificado com o medidor configurado para medir a resistência. Novamente, desligue a energia, descarregue o capacitor e desconecte os fios conectados a ele.

Em seguida, com o medidor na configuração de resistência máxima, coloque os fios sobre os terminais do capacitor. A leitura da resistência deve começar do zero e ir até o máximo.

Alguns sinais óbvios de que o condensador está ruim são o inchaço da unidade ou o vazamento de algum tipo de substância oleosa. Ao testar um capacitor de operação, muitos técnicos desconectam os fios e usam as configurações em seus medidores para testar os capacitores.

Ao testar constantemente os capacitores como uma questão de teste e manutenção regulares, vale ressaltar a necessidade de testar os capacitores sob carga (durante a operação), sendo uma ótima maneira de confirmar se o capacitor está fazendo seu trabalho em condições reais de carga, o que também é mais preciso com a unidade desligada.

Quando a unidade está funcionando, a voltagem, amperagem e temperatura reais nas quais o capacitor opera a cada dia são aplicadas, fornecendo assim uma leitura mais precisa. Se o multímetro ler a tensão e a amperagem com precisão, esse teste funcionará.

Se os resultados não corresponderem ao do testador do capacitor, você deseja verificar o multímetro com outros medidores de alta qualidade para ver qual leitura está incorreta, mas o procedimento de teste sob carga é confiável, ou seja, funciona mesmo.

Primeiro, se você está acostumado a fazer verificações do condensador durante a fase de limpeza de uma visita de manutenção preventiva, precisará mudar suas práticas e executar testes durante a fase de teste.

Essas leituras serão feitas simultaneamente com as leituras de outras amperagens e tensões durante o teste de funcionamento.

Aqui estão as etapas:

  1. Meça a amperagem apenas do fio de partida (fiação que se conecta ao enrolamento de partida). Este é o fio entre o condensador e o compressor. No caso de motores de ventilador de 4 fios, geralmente será o fio marrom, não o fio marrom com listras brancas. Observe sua amperagem neste fio;
  2. Agora, faça a leitura do amplificador que você tirou do fio de partida (fio do capacitor) e multiplique por 2,652 (alguns dizem 2,650, alguns dizem 2,653 e alguns 2,654, mas 2,652 são perfeitamente precisos). Usaremos 2.652 porque 26 vezes dois é igual a 52;
  3. Em seguida, meça a tensão no capacitor;
  4. Divida o total dos amplificadores do fio inicial por 2,652 – o mesmo número que citamos anteriormente e explicamos o motivo de tal escolha – para a tensão que acabou de medir. Esse total é a capacidade. A fórmula completa é:

Amps do enrolamento inicial x 2,652 ÷ voltagem do capacitor = microfarad (unidade de capacitância)

  1. Leia a placa de identificação do MFD nos capacitores e a compare com as leituras reais. Muitos capacitores permitem tolerância de +/- 6 por cento. Se estiver fora dessa faixa, a substituição do capacitor pode ser recomendada. Sempre verifique a conta matemática antes de realmente cogitar a troca;
  2. Repita este processo em todos os capacitores de operação de seus ventiladores e você terá certeza de que eles estão totalmente funcionais sob carga ou não;
  3. Observe que o capacitor instalado atualmente pode não ser o capacitor correto. É possível que o motor ou compressor tenha sido substituído ou que alguém tenha inserido o tamanho errado. Em caso de dúvida, consulte a placa de identificação ou as especificações do motor ou compressor específico.

Como bem imaginamos, alguns desses termos podem ser complicados para quem nunca trabalhou com conserto de ventiladores.

Portanto, além de saber como testar capacitor de ventilador, é de suma importância que você consulte um especialista que poderá lhe ajudar de maneira melhor nessa tarefa. Até a próxima!