Como desmontar ventilador? De que forma conseguimos realizar a desmontagem desse eletrodoméstico tão necessário em nossas residências? Qual o procedimento que deve ser seguido?
Antes de iniciarmos nosso tutorial, é bom ressaltar que o mesmo está dividido em 2 partes principais, uma onde ensinamos como desmontar ventilador de mesa e outra onde ensinamos como desmontar ventilador de teto. Leia e aprenda!
1. Como desmontar ventilador de mesa?
E então, como desmontar ventilador quando estamos falando daqueles modelos pequenos, de mesa ou de chão? Quando um motor de ventilador de corrente alternada funciona mal, pode ser devido a buchas gastas.
A folga excessiva entre o eixo do motor e a bucha, ou o rotor emperrado contra o estator, faz com que o motor do ventilador gire lentamente ou opere de maneira obstrutiva. Este problema pode ser reparado desmontando o motor e reparando ou substituindo as peças defeituosas.
Passo nº 1: removendo o motor do ventilador
- Remova todas as conexões elétricas para o motor do ventilador e remova os parafusos de montagem com uma chave ajustável;
- Remova o motor do ventilador. Coloque-o sobre uma bancada de trabalho ou sobre uma superfície plana;
- Use a chave de fenda para colocar uma marca na carcaça do motor e nos sinos finais de cada lado. Isso é feito para alinhar corretamente os componentes do motor durante a remontagem;
- Aplique uma pressão firme para separar os sinos das extremidades com uma chave de fenda. Você pode precisar usar um martelo para bater nas pontas com a chave de fenda;
- Segure firmemente os sinos finais e os puxe do eixo do motor na parte superior do mesmo. Segure firmemente a campânula da extremidade inferior e a puxe para fora do motor;
- Coloque os sinos finais em uma superfície plana. Segure o eixo do motor com uma mão e deslize para fora do estator do motor;
- Inspecione as buchas quanto ao desgaste e os enrolamentos do estator quanto às marcas de queimado. Repare e inverta as etapas para remontar.
Passo nº 2: removendo a pá do ventilador
- Selecione a chave de tamanho adequado e afrouxe a porca de fixação do eixo. Bata suavemente na lâmina do ventilador até que ela deslize para fora do eixo. Se adequado, o extrator pode ser usado para remover a pá do ventilador;
- Prenda o extrator em torno da pá do ventilador e coloque o parafuso do extrator na extremidade do eixo. A pá do ventilador será puxada lentamente;
- Coloque o motor do ventilador em uma superfície plana com as porcas dos parafusos de retenção voltadas para cima. Use a chave inglesa para remover as porcas dos parafusos de retenção.
Passo nº 3: removendo os parafusos de retenção
- Coloque o motor do ventilador com o eixo voltado para cima. Remova as porcas dos parafusos com uma chave ajustável;
- Bata os parafusos para fora da estrutura do motor com um martelo;
- Solte os parafusos da carcaça do motor com um alicate.
Passo nº 4: removendo os sinos finais e o rotor
- Separe as extremidades do estator batendo levemente com a chave de fenda;
- Puxe ambas as extremidades dos sinos para fora do motor;
- Segure o eixo firmemente com uma mão e remova o rotor de dentro do estator;
- O ventilador e o motor estão agora desmontados.
2. Como desmontar um ventilador de teto?
Bom, você viu como desmontar um ventilador pequeno, mas e quando falamos de um ventilador grande, daqueles colocados no teto ou então lateralmente em uma parede? Vamos ensinar também!
Os ventiladores de teto devem ser desmontados para movimentação e armazenamento adequados. Remover um ventilador de teto para armazená-lo ou movê-lo de um local para outro requer a desmontagem correta e cuidadosa do mesmo.
Como as pás do ventilador de teto são precisamente balanceadas, deixá-las em um ventilador de teto e movê-lo pode danificá-las, afetando assim o motor. Um motor de ventilador de teto é compatível com o tamanho e a inclinação das pás do ventilador, e qualquer dano a essas pás pode afetar a operação do motor.
Passo nº 1: removendo das lâmpadas
Remova as lâmpadas do ventilador de teto. Afrouxe os parafusos de fixação que prendem as luzes ao kit das mesmas e as remova. Não se esqueça desse “detalhe”, afinal, lâmpadas são delicadas e se quebram facilmente.
Passo nº 2: desparafusando o kit de luz
Desparafuse os parafusos que prendem o kit de luz ao motor do ventilador de teto e retire o kit do local onde ele se encontra. O kit de luz se conecta ao motor sob as lâminas do ventilador de teto.
Passo nº 3: removendo as pás do ventilador
Remova as pás do ventilador do motor do ventilador. Cada braço da lâmina se conecta ao motor com 2 parafusos. Lembre-se de retirar as pás justamente por esse fato de elas serem intimamente ligadas ao motor central de seu ventilador de teto.
Passo nº 4: desparafusando as lâminas
Continuando nosso processo de como desmontar ventilador, desparafuse os parafusos que prendem o braço da lâmina, de cada uma das lâminas do ventilador. Dependendo de quanto tempo o ventilador foi montado, você pode precisar erguer com cuidado o braço de cada uma delas.
Passo nº 5: retirando a haste inferior
Afrouxe o parafuso de fixação no colar da haste inferior, que é um anel de metal em forma de copo na parte superior do motor do ventilador de teto, onde a haste inferior é instalada.
Puxe o pino da haste para baixo para liberá-lo, permitindo que você o retire do colar. O pino da haste descendente é um tubo de metal sólido com formato semelhante a um prego grosso com a extremidade afiada cortada.
Um pequeno orifício é feito na extremidade do pino da haste para baixo para permitir que a cupilha seja empurrada através dele. Uma vez que o pino da barra inferior é removido, você pode puxar a barra inferior.
A haste inferior é um tubo de metal oco de comprimentos variados que suspende um ventilador de teto no local instalado. E pronto, o ventilador de teto também já está desmontado. Achou fácil? Até a próxima!