Como instalar um ventilador de teto? Qual o procedimento de instalação desse ventilador que fica em uma posição bem diferente em relação a outros modelos mais convencionais?
Apesar de ser um modelo antigo, os ventiladores de teto ainda são muito utilizados aqui no Brasil, sendo que existem até mesmo modelos mais modernos, conhecidos como smarts, funcionando de forma inteligente.
No conteúdo de hoje, vamos detalhar de forma bem explicativa como instalar um ventilador de teto, para que possamos lhe ajudar no processo de montagem e instalação do mesmo aí na sua casa. Leia conosco e aprenda!
Informações gerais sobre o ventilador de teto
O ventilador possui longas pás de teto que giram lentamente, movimentando uma massa considerável de ar, sem causar correntes muito intensas, o que poderia criar problemas para os afetados por elas, mas gerando uma leve brisa que, ajudando a transpiração de forma natural, oferece um significativo alívio em relação ao calor.
A área afetada pelo fluxo de ar é, no chão, aproximadamente o dobro do diâmetro das pás. A rotação de baixa velocidade das lâminas do teto também é extremamente silenciosa e o motor de indução não produz nenhum ruído.
Acredita-se, erroneamente, que um ventilador desse tipo seja usado apenas no verão, para refrescar as pessoas. Por outro lado, também é muito útil no inverno, quando o aquecimento da casa está ligado.
Acontece, de fato, que o calor se acumula na parte superior dos cômodos enquanto o inferior fica com uma temperatura mais baixa. Um termostato ambiente, que faz a leitura da temperatura a 1,5 metros de altura, mantém o sistema ligado até que a temperatura desejada seja atingida.
Se na sala houver um ventilador que gira lentamente, o calor acumulado na parte superior é enviado para baixo, o termostato detecta uma temperatura mais alta e vai manter o sistema ligado por um período mais curto, com significativa economia de energia.
Como instalar um ventilador de teto?
Mas, e como instalar um ventilador de teto, afinal? O sistema consiste em uma chave reguladora de velocidade colocada em um ponto de fácil acesso, que envia a tensão para um termostato, instalado no teto, que dá consentimento para que o ventilador funcione de acordo com a temperatura em que está ajustado.
O interruptor também pode ser mantido permanentemente, permitindo que o termostato ligue o ventilador quando certas temperaturas são atingidas. Nesse caso, estamos falando de um ventilador smart, ou inteligente como muitas pessoas chamam.
Obviamente, o sistema também pode funcionar sem o termostato e ser controlado diretamente pelo interruptor de várias velocidades, sendo esse o modelo mais comum e utilizado no Brasil.
O ventilador de teto é adquirido em kit e deve ser montado antes de efetuar a sua suspensão: os três cabos de potência devem ser inseridos na barra de suporte e ligados aos respectivos terminais do motor, incluindo o de terra, visto que o corpo do ventilador, na grande maioria das vezes, é metálico.
Quando o corpo do ventilador estiver montado, pode-se proceder à instalação das pás que são inseridas em posição nos respectivos alojamentos e travadas por meio de parafusos com porcas.
As pás têm um formato particular e não podem ser montadas de cabeça para baixo. Finalmente, você pode mudar para a suspensão. Isso geralmente é feito no centro do cômodo desejado, suspendendo o ventilador no gancho de parede anteriormente fixado.
Isso, entre outras coisas, possibilita ter os condutores disponíveis para seu funcionamento, mesmo que devam ser conectados de forma diferente.
Haste e cabos de força
Aqui estão os elementos necessários para a montagem. O corpo do ventilador é adquirido desmontado e deve ser montado aí mesmo na sua casa.
Como instalar um ventilador de teto? Comece inserindo os cabos de força do motor dentro da barra de suspensão oca. O cabo de aterramento também está incluído. Para evitar que a rotação das lâminas provoque o afrouxamento progressivo da porca, insira e alargue um pino de travamento.
Insira os três cabos que saem da parte inferior da barra nos terminais localizados na parte superior do motor, incluindo o cabo de aterramento. Na parte superior da barra devemos inserir uma almofada de borracha especial que serve para criar um efeito de amortecimento.
A arruela também deve ser travada por um parafuso, preso com um pino de divisão. O gancho de suspensão se encaixa na arruela. As tampas são recolhidas ao centro para uma melhor visualização da estrutura.
Como instalar o interruptor?
Quando o ventilador é suspenso no teto, as coifas se movem para cobrir as conexões. Monte as lâminas e efetue a suspensão. O interruptor do regulador de velocidade deve ser colocado na parede. Passe um conduíte com os cabos necessários até o ponto apropriado.
Retire o fundo do aparelho e o fure no local adequado, permitindo assim a passagem dos condutores que saem da parede. Aplique o fundo na parede e, mantendo-o na horizontal, marque os orifícios de fixação para inserir as âncoras e a trave com firmeza.
Posicionamento do ventilador e conexão do termostato
Pode surgir um conflito entre o lustre (se você tiver um) e o ventilador, que pode ser resolvido de duas maneiras diferentes: ou colocando elementos de iluminação alternativos, como lâmpadas de cabeceira, holofotes, ou usando um ventilador com luz embutida, ou melhor, um ventilador de teto com luz.
Trata-se de um modelo particular de lustre com ventilador, disponível em diversas versões, que desempenha a dupla função de resfriamento e iluminação.
Em qualquer caso, as pás do ventilador devem estar a pelo menos 2,5 metros de distância do chão e se deve tomar cuidado para que não sejam alcançáveis por meio de outros elementos da casa, como degraus, escadas fixas, etc.
Como instalar um ventilador de teto? Vamos prosseguir para conectar o termostato. Aperte a parte central do regulador e conecte os condutores de acordo com os diagramas de conexão no folheto de instruções (todo e qualquer modelo acompanha um guia de instalação como esse citado).
Em seguida, aplique o termostato ao teto que você conecta a dois dos cabos vindos do regulador. Logo após, faça as conexões restantes.
A conexão elétrica
No caso mais simples, em que não se pretende recorrer ao uso do termostato, deve-se colocar a caixa de controle na parede, e conectar os dois fios da rede elétrica, fase e neutro.
A partir de dois outros terminais, claramente indicados no folheto de instruções, inicie os dois cabos que você conduzirá ao teto e que conectará com os que vêm dos dois terminais do motor anteriormente citados.
Naturalmente, o cabo de aterramento viaja sozinho e é conectado a um parafuso em contato com o corpo metálico do ventilador. Se você também pretende usar o termostato, os dois fios vindos da caixa de controle devem ser conectados aos terminais do termostato apropriados.
Este é montado no teto, dentro da concha superior. Os dois cabos vindos do motor da ventoinha devem ser conectados da seguinte forma: um na saída do termostato e outro diretamente no neutro da linha.
E pronto, você acabou de aprender a como instalar um ventilador de teto. Foi fácil, não foi? Se tiver qualquer dúvida, basta comentar aqui embaixo que vamos lhe ajudar a saná-la. Até a próxima!