Como ligar ventilador de teto? Apesar de essa ser uma tarefa simples, muitas pessoas encontram dificuldades em executar o procedimento, principalmente quando falamos de modelos diferentes de ventiladores, no caso de serem smart, ou seja, inteligentes.
O ventilador de teto é uma ótima alternativa ao ar condicionado. Muito além do que só lhe ensinar a como ligá-lo, nesse artigo, veremos para que serve, quais são as vantagens e desvantagens e quais recursos você deve considerar ao comprar um modelo para sua casa.
Deve-se notar que os ventiladores não refrigeram o ar, mas melhoram o ambiente graças à corrente que eles criam. Para ajudá-lo a escolher, vamos ver os prós e os contras, além de claro, aprendermos a como ligar ventilador de teto. Vamos lá!
Vantagens do ventilador de teto
Mas, e quais são as vantagens de um ventilador como esses? Aqui em nosso site já trouxemos diversos conteúdos exemplificando seu funcionamento e até mesmo ensinando sobre sua instalação. Veja abaixo suas principais vantagens:
- Ele pode ser instalado rapidamente e não requer grandes preparações, apenas um mínimo de atenção durante a montagem;
- Permite que o ar já presente na sala circule;
- Consome pouca eletricidade, especialmente quando comparado a um ar condicionado;
- Podemos escolher por modelos de alto e belo design, assim ele se integrará perfeitamente à decoração do cômodo em que for inserido;
- Pode ter dupla utilização: ventilador e lustre juntos ou ter apenas a função de ventilação. Combina muito em cômodos onde todos se encontram, como acima da mesa de jantar ou na sala de estar.
Desvantagens do ventilador de teto
Mas, como nem tudo que reluz é ouro, esse eletrodoméstico também possui suas desvantagens. Leia abaixo uma lista com essas possíveis desvantagens e não se esqueça de ler até o final, pois ensinaremos como ligar ventilador de teto. Veja:
- Ficar exposto à brisa criada pelo ventilador por horas ou a noite toda pode causar alguns desconfortos, como dores de cabeça e nas costas, além de dores de garganta, por isso não é recomendável usar um modelo de ventilador desse em nossos quartos;
- Simplesmente movendo o ar sem baixar a temperatura, pode estimular a sudorese e a desidratação, mantendo a temperatura local;
- Traz alívio até 32°C. Em caso de temperaturas mais elevadas, perde a eficácia. Se fosse mais quente, seria necessário baixar a temperatura ou diminuir a umidade. Com temperaturas acima desta que citamos, o vento quente acaba sendo ainda mais espalhado devido à ação do ventilador de teto;
- O ruído produzido pelas lâminas pode ser irritante em modelos básicos;
- As lâminas podem sair. Esta situação é minimizada, se não totalmente evitável, montando o ventilador com cuidado e seguindo as instruções de montagem.
Como escolher ventiladores de teto?
Bom, você já viu as vantagens e desvantagens desse modelo, e ainda verá como ligar ventilador de teto, mas e como escolher um desses? Você decidiu instalar um em sua casa ou escritório? Agora você só precisa saber quais recursos são essenciais para a escolha final. Vamos vê-los juntos.
Tamanho da sala e altura do teto
O modelo deve ser escolhido em função do tamanho da sala onde será colocado e da altura do teto. Em um quarto pequeno, um modelo com potência reduzida será suficiente.
Se, por outro lado, o espaço for grande, o tamanho das lâminas e a potência do motor devem ser maiores. A distância ideal entre o ventilador e o piso é de 2,50 metros. Não é aconselhável instalá-lo em ambiente inferior a 2,30 metros.
Recursos importantes a serem considerados
Escolha um modelo com fixação ajustável: você pode colocá-lo no centro da sala ou, se necessário, sem restrições de local. O ruído é um fator importante na escolha. Alguns modelos têm seu ponto forte no silêncio.
Os níveis de poder do motor também fazem parte daquelas características básicas que não podem ser abandonadas. Evite ventiladores de teto apenas com as funções “liga e desliga”.
Ao comprar um ventilador, preste atenção à garantia. Alguns produtos oferecem apenas a garantia básica exigida por lei, enquanto outros com melhor desempenho podem ir até 15 anos. Verifique a classe energética do aparelho, pois afeta diretamente o consumo de eletricidade.
Particularmente versátil e eficaz é o ventilador de teto vórtice. Funciona em modo reversível: você pode inverter a direção do fluxo de ar. O ar quente que tende a subir será direcionado para o solo, enquanto o ar frio que se encontra abaixo será direcionado para o teto.
Esta função torna a temperatura ambiente mais homogênea e permite que seja utilizada durante todo o ano. Também pode ser usado à noite sem sentir dor ao acordar. O controle remoto muitas vezes é considerado opcional, mas você quer ter a comodidade de não se levantar toda vez para ligar ou desligar o ventilador?
Se o seu modelo substitui o lustre e possui luz embutida, a comodidade é ainda maior. Se esta dupla funcionalidade não interessa a você, você pode pensar em um ventilador de teto sem luz embutida.
Recursos para ventiladores externos
O que você precisa é de um ventilador ao ar livre? Para maior durabilidade recomendamos que opte por um modelo resistente à umidade ou mesmo à prova dāágua.
A montagem deve ser precisa
Como já mencionado, se o cômodo onde vai colocá-lo for grande, o aparelho deve ter uma potência elevada. O tamanho será importante e também o peso do produto. Seja muito preciso na fase de montagem e siga as instruções ao pé da letra.
Você irá reduzir qualquer mau funcionamento devido a uma montagem grosseira e, acima de tudo, o risco de algumas peças se soltarem durante o funcionamento do ventilador.
Com o verão forte que assola o Brasil, não sofra com o calor. Instale um ventilador de teto para resfriar o ar em sua casa ou escritório. Solicite vários orçamentos e peça a um técnico para instalar, trazendo assim maior segurança.
Como ligar ventilador de teto?
Mas afinal, como ligar ventilador de teto? Chegamos então ao tópico que você tanto desejava e vamos ser bem sucintos para sanar de uma vez por todas a sua dúvida, sendo que já trouxemos algumas dicas durante o conteúdo.
Basicamente, existem três formas. A primeira é através do interruptor ao qual a conexão de fios elétricos do ventilador está ligada. A segunda forma – se possuir – é ligar o ventilador através de seu controle remoto.
Por fim, a última forma de ligar o ventilador de teto é através de um aplicativo de celular. Estamos falando exclusivamente de modelos smarts, extremamente modernos e que poucas pessoas ainda possuem aqui no Brasil. Ajudamos você? Até a próxima!