Como limpar o ventilador? Qual o processo que devemos seguir para higienizar esse eletrodoméstico em nossas residências?
Com o calor do verão, alguns dias chegam a atingir os 40°C em vários locais pelo Brasil afora, enquanto outros como no nordeste, é possível chegar à sensação térmica de 50 e poucos, por isso o uso do ventilador é, sem dúvida, indispensável.
Fundamental para dar alívio do calor, para respirar e se refrescar sem criar uma atmosfera gelada como acontece com o ar condicionado, o ventilador se torna a ferramenta fundamental para passar os dias, principalmente para quem não deseja gastar tanto com a compra de um ar condicionado.
Mas, como realizar a limpeza de ventiladores empoeirados? Dedicar-se a uma limpeza constante deste objeto que nos livra do calor é fundamental para a saúde, pois podem se acumular bactérias e sujeira que se espalham pelo ar e são aspiradas por quem está no ambiente, tornando-se um perigo para todos, principalmente para quem sofre de alergias.
Por isso, regularmente é necessário realizar uma limpeza adequada desse eletrodoméstico tão importante em nosso cotidiano. Abaixo, deixamos um guia onde ajudamos você na busca por respostas sobre como limpar o ventilador. Leia:
Como limpar o ventilador?
Para saber como limpar o ventilador com remédios naturais, por exemplo, você deve primeiro pensar na sua segurança, ou seja, desligue o ventilador da energia de sua casa, para evitar acidentes graves.
Em seguida, prossiga para desmontar as várias peças que ele possui. Os ventiladores tradicionais são normalmente equipados com duas grades, uma frontal e outra traseira, fixadas entre si por um ou dois parafusos, que devem ficar na parte superior e inferior da ventoinha (mas você também pode encontrar 4 na lateral).
Em seguida, desaperte os parafusos da grelha metálica com uma chave de fenda e, com cuidado, retire a hélice da ventoinha, para que seja mais fácil de lavar, e proceda à sua limpeza.
Pode ser que não seja necessário a utilização de chaves, já que muitos ventiladores são somente encaixados e enroscados em si próprios. Agora, continuemos com nosso guia de como limpar o ventilador.
Use um pano
Primeiro, limpe com um pano de microfibra ou espanador para remover a sujeira e a poeira da superfície e, em seguida, use um pano umedecido com água e vinagre branco para limpar a grade, a hélice, os botões e todas as outras partes do ventilador, mas evite cabos e plugues.
Além disso, tome cuidado para que o pano esteja apenas levemente úmido e não molhado, pois existe o risco de que ele libere muita água no ventilador, danificando-o assim que o mesmo seja ligado na energia novamente. Após limpar todo o ventilador, passe um pano limpo para secar e finalize remontando tudo.
Você pode substituir o vinagre por sabão natural ou suco de limão e bicarbonato de sódio e, se quiser se livrar do cheiro forte de vinagre, pode usar óleos essenciais, como eucalipto ou lavanda.
Quanto aos ventiladores de teto, o procedimento de limpeza é um pouco diferente. Sempre desligue a energia antes de limpar o ventilador e, em seguida, use um espanador de microfibra com extensão telescópica, o que tornará mais fácil remover a poeira e sujeira da superfície. Para sujeira mais difícil, use um pano úmido para limpá-la e outro limpo para secar.
Este método simples não levará mais do que alguns minutos e garantirá ar fresco e limpo durante todo o verão.
Como limpar o ventilador de teto?
Nos parágrafos finais do tópico acima trouxemos algumas dicas de como limpar o ventilador de teto, mas também preparamos um tópico exclusivo para quem possui um modelo desses em sua casa, afinal, é um tipo de ventilador muito presente em casas brasileiras. Leia e saiba como higienizar esse eletrodoméstico:
Use o espanador
O método mais simples, mas provavelmente o menos eficaz, é usar um espanador, de preferência extensível conforme já foi mencionado anteriormente. Vamos colocá-lo em cada pá individual em ambos os lados para remover a maior parte da poeira.
No entanto, com este método não poderemos limpar as outras partes do nosso ventilador e não removeremos qualquer gordura ou sujeira incrustada, favorecendo a presença de bactérias por muito mais tempo do que desejamos – na realidade, nem desejamos.
Se, por outro lado, quisermos fazer uma limpeza mais completa e detalhada, podemos usar uma escada para chegar ao ventilador e também limpar as outras partes como o motor e, se houver, a luz de teto.
Siga as dicas que citamos anteriormente sobre a limpeza, pois assim você irá garantir que o objeto realmente estará livre de bactérias que podem trazer problemas de saúde, principalmente aqueles relacionados a doenças pulmonares e que afetam a nossa respiração.
Novamente, dê preferência a produtos naturais, pois assim você usa o mínimo de química possível em um eletrodoméstico que em poucos instantes já estará espalhando ar por todo o cômodo novamente.
Atenção ao pano úmido que utilizar, pois conforme já foi mencionado anteriormente, se ele estiver muito molhado poderá trazer problemas de curto circuito ao ventilador quando o mesmo for conectado novamente a rede elétrica.
Limpe o motor
Quanto à limpeza do motor, limpamos a corrente de tração e a carcaça do motor com um pano limpo. Pulverizamos a carcaça do motor com ar comprimido para remover a poeira interna. Se houver um plafon de vidro, remova-o e o lave-o com água morna e sabão.
É interessante que dê bastante atenção à limpeza do plafon, pois geralmente essa parte dos ventiladores que a possuem são bem sujas, acumulando bactérias e pequenos insetos que morrem com o tempo e ficam por ali mesmo.
Em seguida, devemos enxaguar e secar bem antes de remontar. E claro, devemos verificar se os parafusos de montagem estão apertados para que o vidro não balance enquanto a ventoinha estiver ligada.
Remova a graxa
Se as lâminas estiverem extremamente sujas ou endurecidas com graxa, primeiro as limpe com um pano úmido para remover a poeira e sujeira da superfície, depois aplique um limpador multiuso com uma esponja e limpe cada lâmina para remover a graxa.
Em seguida, enxague o pano após limpar cada lâmina e seque bem todas as peças antes de ligar o ventilador. E pronto, você aprendeu conosco a como limpar o ventilador de forma bem prática. Até a próxima!