Como Montar um Ventilador de mesa e de teto? Guia Passo a passo!

Como montar um ventilador? Qual o passo a passo que devemos seguir para realizarmos a correta instalação deste eletrodoméstico que pode nos ajudar e muito em tempos de calor?

Como você bem sabe, existem diversos modelos desse eletrodoméstico no mercado atual. Hoje, vamos focar na instalação de dois tipos bem específicos, o de mesa e o teto. Leia com a gente e aprenda a como montar um ventilador. Vamos lá!

Como montar o ventilador de mesa?

Geralmente, um ventilador de mesa vem com:

  • A base;
  • O corpo principal;
  • O painel de controle;
  • O virabrequim;
  • O botão giratório;
  • O parafuso de segurança;
  • A grade frontal;
  • A hélice;
  • O anel de fixação;
  • Agrade traseira;
  • O corpo do motor;
  • E o pino de travamento do anel traseiro.

Para muitos modelos é necessário montar a base, fixando-a com os parafusos fornecidos. E então, como montar um ventilador?

1. Porca do anel traseiro

Primeiro você precisa inserir a porca do anel traseiro, em seguida, desparafusar o anel de fixação traseiro conectado ao virabrequim (geralmente é aparafusado no virabrequim, você também pode encontrá-lo já desparafusado).

Insira a porca do anel traseiro no virabrequim, com a alça na parte traseira voltada para cima.

Geralmente a marca é legível corretamente na horizontal, certificando-se de que os orifícios no anel traseiro se encaixem corretamente nos pinos de travamento fixados no motor.

Aparafuse o anel de travamento traseiro no sentido horário para travar a porca do anel traseiro.

2. Hélice do ventilador

Insira o ventilador no eixo do motor. Aparafuse a porca de fixação do ventilador girando no sentido anti-horário. Agora pegue a moldura frontal, abra os clipes e os posicione de forma que o logotipo do pino central fique em uma posição horizontal paralela ao solo.

Certifique-se, se presente, de que na parte inferior correspondam os dois furos onde deve inserir o parafuso de segurança. Depois de encontrar a posição correta, feche os clipes e insira o parafuso de segurança.

Existem alguns modelos de outras marcas de ventiladores que não possuem clipes (que são muito mais confortáveis), mas uma faixa de plástico que deve ser inserida externamente para unir os dois lados.

3. Ligue o ventilador

Depois de montado, coloque o ventilador em uma superfície plana, seca e estável. Insira o plugue do ventilador em uma tomada adequada. Você pode selecionar a velocidade desejada pressionando os botões no painel de controle.

Como montar um ventilador de teto?

Vamos então ao nosso segundo tutorial, onde ensinamos você a como montar um ventilador de teto. Apesar da aparente simplicidade de seu mecanismo, na verdade, ele pode chegar a 200 rotações por minuto e resfriar até mesmo uma sala de 25 metros quadrados.

Tudo isso sem desperdício de energia e custos elevados, proporcionando uma solução alternativa e econômica ao ar condicionado. Por outro lado, a fase de instalação não é fácil e nunca deve ser subestimada. Leia e aprenda!

O que você precisa para saber como montar um ventilador de teto?

Na verdade, você só precisa comprar um ventilador de teto, pois em seu interior você encontrará tudo o que precisa para a instalação. Especificamente, um pacote inclui o seguinte:

  • Porta-lâmina;
  • Pás (hélices);
  • Braço do ventilador;
  • Porca e copo;
  • Motor;
  • Parafusos de travamento.

É claro que alguns detalhes podem variar dependendo do dispositivo que você adquiriu, mas esses são detalhes menores, irrelevantes para fins de instalação. Por exemplo, a cor, mas também o número de lâminas, que pode variar de três a cinco.

Montagem do ventilador de teto

Agora vamos falar sobre as várias etapas necessárias para instalar um ventilador desse tipo. Primeiro você terá que cuidar do fator segurança, então se lembre de desconectar a eletricidade do painel geral.

Em seguida, você ainda precisa calcular as distâncias das lâminas em relação ao chão, novamente por razões de segurança. Nesse sentido, o valor recomendado é de 2,4 metros, sendo aconselhável colocar as lâminas a uma distância de pelo menos 50 centímetros das paredes.

1. Monte as peças a partir do motor

Depois de abrir a embalagem, dentro você encontrará um pino em forma de âncora, que deverá ser instalado no local do teto designado para instalar o ventilador. Feito isso, você deve começar a montar as peças a partir do motor, ao qual será necessário adicionar os suportes para as pás.

Já as lâminas, você precisará montá-las posteriormente, para evitar o risco de desequilibrar a peça durante a montagem. A próxima etapa é instalar o copo e o ferrolho, que você precisará montar no braço do ventilador.

2. Cabos do motor

Agora você deve pegar os cabos que saem do motor e inseri-los dentro da cavidade do braço, e então fixar este no próprio motor.

Para tal, deverá utilizar o parafuso de fixação, os restantes parafusos e o gancho especial presente na embalagem do seu aparelho. Nesta fase se deve ter cuidado ao inserir o parafuso de fixação no braço, pois pode causar danos aos cabos.

3. Instale-o no teto

Neste ponto você já conseguiu montar o corpo da máquina do ventilador de teto, então deve prosseguir com sua instalação no teto.

Especificamente, você precisará pegar essas peças e instalá-las no suporte e, em seguida, alinhe o entalhe do braço com o slot do primeiro componente. É importante poder fixar as duas partes corretamente, para permitir que o ventilador gire sem problemas e permaneça suspenso sem se soltar.

4. Conecte os cabos

Feito isso, você deverá conectar os cabos que saem do teto ao bloco de terminais do ventilador, devendo sempre ler o guia de instruções fornecido com o aparelho.

Quando tiver concluído as conexões, você precisará cobrir o bloco de terminais deslizando o copo especial ao longo do braço. Na verdade, seria o primeiro caso de testar se tudo funciona.

5. Monte as pás e ligue o ventilador

Agora você pode finalmente prosseguir com a montagem das pás no motor, uma etapa muito simples. Na verdade, você terá que pegar as lâminas e inseri-las nas ranhuras fornecidas pelo corpo do motor, fixando-as com os parafusos de travamento adequados.

Na hora de montá-los, preste atenção e os insira pelo lado direito, tudo sem dobrá-los, pois você também pode causar danos. Agora é só ligar o seu ventilador de teto!

Dica final sobre como montar um ventilador

A nossa dica final nesse nosso guia sobre como montar um ventilador, é que você entre em contato com um técnico especializado para auxiliar você nessa tarefa. Muitas vezes alguém que não possui instruções técnicas pode acabar danificando o eletrodoméstico por falta de cuidados. Até a próxima!